Em uma situação real de emergência, a contagem de segundos é muito importante. Saber o que fazer, onde ir pode salvar não só a sua vida, mas dos seus colaboradores, prestadores de serviço, clientes, comunidade circunvizinha e outros.

 

Para ajudar a minimizar esse risco e melhorar o desempenho da Brigada de Emergência, , a ZG CONSULTORIA dispõem de treinamentos para empresas, hospitais e afins, elaborando e fornecendo  o planejamento das Rotas de Fuga e Ponto de Reunião. 

 

As situações de Emergência são reais. Não se tratam apenas de eventos nos meios de comunicação ou ficção em filmes. A maioria das pessoas não tem ideia do quão destrutivo uma situação de emergência pode ser.

 

Apresentamos alguns fatores que todos devem saber quando da ocorrência de uma situação de emergência com incêndio:

 

O Fogo cria uma fumaça espessa negra que faz com que seja difícil de enxergar.
Os gases tóxicos presentes na fumaça pode matá-lo. Muitas mortes em incêndios ocorrem porque as pessoas não ficam abaixo e não rastejam sob a fumaça a procura de uma saída segura.  Como ocorreu no acidente da Boate Kiss que matou 242 pessoas no dia 27 de janeiro de 2013.
Causado pelo um sinalizador que foi aceso por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. Um número grande de pessoas fora asfixiadas pela fumaça que tomou conta do ambiente interno.  A maioria dos incêndios ocorre à noite, enquanto estão dormindo. Muitas pessoas ficam sufocadas, sem nunca acordar e perceber o perigo de incêndio.

O fogo tem calor intenso. Um incêndio pode criar temperaturas extremas, em questão de segundos. Estas temperaturas podem causar queimaduras graves tornando você inconsciente. O Fogo se espalha rapidamente. O local pode ser totalmente consumido pelo fogo em menos de cinco minutos, dependendo do tamanho. Alarmes de fumaça no Trabalho fornecem um aviso prévio do problema, e um plano de fuga de incêndio em casa, no trabalho ou no lugar do incêndio, permite escapar com segurança. Durante um incêndio, não há tempo para parar e pensar sobre uma rota de fuga segundos são importantes! Saber o que fazer antes de ocorrer um incêndio pode salvar sua vida! O planejamento da Rota de Fuga deve ser praticado com todos os envolvidos, em muitas empresas os participantes são membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Brigada de incêndios que irão retransmitir os ensinamentos e praticá-los com os colaboradores. 

A Rota de Fuga pode ser utilizada em incêndios, Desabamentos, vazamentos e derramamentos de substância químicas e outros casos acidentais. 

A falta de indicadores de rotas de fuga e do ponto de reunião poderá ocasionar situações de pânico em situações de emergências, onde o fator tranquilidade é preponderante para a prevenção de acidentes graves.

 

O planejamento da Rota de Fuga deverá ser bem elaborado, levando-se em consideração os itens abaixo:

As diretrizes da NR-23 do MTb;

NBR 9077 e 13434

Código Estadual de Prevenção de Incêndios;

Outras que venham a facilitar a saída dos indivíduos dos locais atingidos.